Canto dos povos da floresta

Música e cinema de animação

Rui de Oliveira, o premiadíssimo mestre – como ele diria ‘um craque’ – da ilustração brasileira, dirigiu durante alguns anos na Uerj o excelente projeto de extensão em cinema de animação denominado ‘Animagem’. No transcurso deste belos anos da universidade, ele tocou o programa ‘América Morena’ que consistia na produção, com estagiários em desenho de animação, de uma série baseada em lendas indígenas de nuestra América. Linda e exuberante, uma das idéias centrais do projeto, era estudar e inserir no traçado dos filmes, características de estilo da belíssima iconografia indígena desta região.

Dirigindo de minha parte, na mesma Uerj, o projeto, também de extensão, Musikfabrik, tive o prazer e a honra de assinar em 2001 a trilha sonora de um destes filmes: ‘A lenda do Dia e da Noite’ (VEJA acima ou nestes links a parte 01 e 02 do filme de Rui ) , do qual a música-tema é, exatamente, este ‘Canto dos povos da Floresta’ que disponibilizo aqui (ouça canção abrindo este link e baixando o arquivo MP3)

A proposta que apliquei na trilha – e na canção – é muito simples. Na verdade, a mesma aplicada pelo Rui nos filmes da série. Trabalhei com dados musicológicos extraídos do livro de Helza Cameu, discípula de Villa Lobos, talvez a maior especialista em música indígena do Brasil.

Optei na composição, pela utilização de uma escala musical que soasse aos ouvidos leigos como sendo típica (ou genérica) de índios do Brasil (no caso, pra os mais curiosos, uma escala modal, pentatônica, estruturada num modo classicamente conhecido como Lídio).

Na instrumentação, com exceção de um violão tradicional (tocado pelo grande Ricardo Calafate (que é também o técnico de gravação da trilha) todos os instrumentos são artesanais, inclusive a bonita flauta de pan ‘tradicional’ (feita com prosaicos tubos de PVC, destes que temos em nossas torneiras) na qual, eu mesmo executo o solo do qual, modéstia parte, gosto muito.

Fiz também o dueto vocal do solo, contando com o meu grande amigo Luizão Bastos no reforço do coro indígena, que vem chegando de longe, lá do fundão da aldeia (nossas vozes replicadas uma dezena de vezes). Eu e Luizão Bastos cuidamos também dos tambores cerimoniais e dos maracás que completam a banda da ‘tribo’.

A letra, será muito fácil perceber, NÃO é uma língua indígena desaparecida no tempo. Ela é uma espécie de poema concretista, pois foi construída com o simples encadeamento sonoro (ou poético) do nome de 30 tribos do Brasil (com um nome repetido, nem me lembro porque- me perdoem os membros das centenas de tribos que fui obrigado a omitir).

Dois filmes da série ‘América Morena’ foram concluídos, ‘Amor Índio’ e ‘A lenda do Dia e da Noite’ e exibidos com muito sucesso, em festivais de cinema de animação por aí a fora (entre os quais algumas versões do Anima Mundi).

Rui afirma (hoje mesmo no caderno de literatura de um jornal daqui do Rio), que vai tentar prosseguir a série em 2008. Enquanto aguardamos ansiosos, vamos cantando então:

Canto dos povos da floresta (Link e baixe o Mp3)

Spírito Santo/2001

Krenakarore, Jurumana, Apinajé
Tapirapé, Tikuna, Mawê
Krenakarore, Jurumana, Apinajé
Tapirapé, Tikuna, Mawê

Maxacali, Auêti
Taí, Kiri, Tupi, Juri
Maxacali, Auêti
Taí, Kiri, Tupi, Juri

Kamaiurá, Terena, Aruê, Kamacã
Uatipixana, Gatô, Krahô
Kamaiurá, Terena, Aruê, Kamacã
Uatipixana, Gatô, Krahô

Ipurinã, Tupinaê
Apiacá, Tembê, Kreiê
Ipurinã, Tupinaê
Apiacá, Tembê, Kreiê

Aparaí, Tukano, Krixaná, Mbaiá
Uapapokuwo, Oitôto, Ufaiê
Tapirapé, Kuruapi
Makura, Mura, Pareci

Aparaí, Tukano, Krixaná, Mbaiá
Uapapokuwo, Oitôto, Ufaiê
Tapirapé, Kuruapi
Makura, Mura, Pareci

Krenakarore, Jurumana, Apinajé
Tapirapé, Tikuna, Mawê…

————-
Spírito Santo
Julho 2007

Anúncios

~ por Spirito Santo em 28/08/2007.

Uma resposta to “Canto dos povos da floresta”

  1. Ouça o tema completo no streaming em http://www.overmundo.com.br/banco/canto-dos-povos-da-floresta

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: