Depois do pré-Sal… a hipertensão arterial


A propaganda enganosa é a arma do negócio e a vítima pode ser você.

O artigo abaixo está rodando por aí na rede. Olhando mesmo de rabo de olho a presente campanha eleitoral, neste ‘arranca-rabo’ tão pobre e rasteiro em que transformaram o debate político partidário, tendo de um lado uma histérica turba de fanáticos ‘Lulistas’, quase vendendo a mãe para manter, a qualquer custo – e sabe-se lá por que – Luiz Ignácio no poder e do outro um bando de baratas tontas, abestalhadas com a dimensão getulio-populista do prestígio eleitoral do homem (ai! quão melancólica é esta esquerda dos anos 70), nada mais salutar do que a gente ir tentando colocar alguns pingos nos ‘ís’.

O Ricardo Bergamini, professor de economia autor do artigo abaixo é uma destas boas almas que tentam nos alertar dizendo: ‘Menos, gente. Menos!”

—————-

A Utopia do Petróleo
Ricardo Bergamini (professor de economia)

A histeria do pré-sal é uma grande jogada publicitária para prorrogar, por mais 50 anos, a ilusão do “Brasil: País do Futuro”.

A camada pré-sal refere-se a um conjunto de reservatórios mais antigos que a camada de sal, principalmente halita e anidrita. Esses reservatórios podem ser encontrados do Nordeste ao Sul do Brasil (onshore e offshore) e de uma forma similar no Golfo do México e na costa Oeste africana. A área que tem recebido destaque é o trecho que se estende do Norte da Bacia de Campos ao Sul da Bacia de Santos desde o Alto Vitória até o Alto de Florianópolis respectivamente.

A espessura da camada de sal na porção centro-sul da Bacia de Santos chega a 2.000 metros, enquanto na porção norte da bacia de Campo está em torno de 200 metros. Este sal foi depositado durante o processo de abertura do oceano Atlântico, após a quebra do Gondwana (Antigo Supercontinente formado pelas Américas e África, que foi seguido do afastamento da América do Sul e da África, iniciado a cerca de 120 milhões de anos). As camadas mais recentes de sal foram depositadas durante a última fase de mar raso e de clima semi-árido/árido.

Ser produtor e exportador de petróleo e membro da OPEP (13 membros, faltou informação sobre o Iraque) não é garantia de desenvolvimento econômico de uma nação, como prova o quadro demonstrativo abaixo.

Todos os países desenvolvidos são, inexoravelmente, produtores e exportadores de saber e conhecimento, não de matérias prima. Os países detentores da tecnologia para exploração do pré-sal é que ficarão mais ricos, não o Brasil . Os membros da OPEP com exceção do Brasil – estão destacados.

Lista de países por PIB nominal per capita – Fonte FMI

Esta é uma lista de países organizados por ordem do valor do Produto Interno Bruto (PIB) nominal per capita, que é o valor final de bens e serviços produzidos num país num dado ano, dividido pela população desse mesmo ano. O PIB em dólares é baseado nas taxas de câmbio correntes do mercado de moeda.

(2006 PIB – nominal – per capita em dólares americanos)

1 – Luxemburgo -104,704
2 – Noruega – 84,595
3 – Suíça – 54,879
4 – Islândia – 52,063
5 – Irlanda – 50,303
6 – Dinamarca – 49,182
7 – Suécia – 42,392
8 – Estados Unidos – 41,917
9 Qatar – 39,607
25 – Kuwait – 22,424
26 – Emirados Árabes – 22,009
41 – Arábia Saudita – 11,085
50 – Brasil – 8,070
58 – Líbia – 5,701
66 – Venezuela – 4,627
85 – Argélia – 2,971
86 – Irã – 2,810
101 – Equador – 2,255
109 – Angola – 1,550
116- Indonésia – 1,267
139 – Nigéria – 626

————-

Simples assim.

Anúncios

~ por Spirito Santo em 29/03/2010.

Uma resposta to “Depois do pré-Sal… a hipertensão arterial”

  1. Muito simples… até irrita! rs

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: