Eliezer Batista. O Engenheiro do Brasil

Seria o fio de uma meada?…Ou seria a meada de um fio?

(Trechos do documentário sobre a vida de Eliezer Batista, ex-presidente da Companhia Vale do Rio Doce pai de Eike Batista. Completo com 84 minutos. Fonte: http://www.tvzero.com/)

Embora embaralhada e complexa meada, a analogia da meada e seu fio é muito pertinente sim: Se o Brasil atual tem um ‘Filho‘, logicamente teria também que ter alguém que o engendrasse (a ele, o Brasil), um ‘engenheiro‘ do país enfim ou, em suma, um ‘Pai do Brasil’ .

Moderníssimo este papo é ‘da hora’ (puxado pelo Joe Brazuca no Facebook). Impossível não escarufunchar isto aí. Afinal, trata-se de uma figura interessantíssima e muito influente em nossa história econômica recente (um prócere de nossa elite burguesa), com o incrível detalhe de que esteve presente, rigorosamente em todos os governos do Brasil – à esquerda e à direita – desde 1962, estando ainda hoje presente na figura de seu filho o super mega empresário Eike Batista (o outro ‘filho do Brasil’) oitava maior fortuna… do mundo.

Esta resenha do filme aqui linkada é bem elucidativa a respeito.

(Veja parte 02 deste trailer aqui)

——————

Como urânio, este post – oriundo do meu perfil no Facebook – será enriquecido como oc comentários mais consistentes que receber por aí.)

Comentário 01:

(Willen Teofilo citando Raul Seixas via Facebook)

“A solução pro nosso povo, eu vou dar
Negócio bom assim ninguém nunca viu
Tá tudo pronto aqui, eh só vim pegar
A solução é alugar o Brasil!

Nós não vamo paga nada!
É tudo free!
Tá na hora agora é free!
Vamos embora
Dá lugar pros gringo …entrar

esse imóvel tá prá alugar!!!

Os estrangeiros, eu sei que eles vão gostar
Tem o Atlântico, tem vista pro mar
A Amazônia é o jardim do quintal
E o dólar deles pagam o nosso mingau…”

Comentário 02:

(Lalá S Guazima via Facebook)

“A triste notícia é que qualquer um dos presidenciáveis que subir a rampa do Planalto continuará a fazer isso, com pequenas e diferentes nuances… e olha que ainda acredito nas diferença entre direita e esquerda, por mais que muita coisa esteja difusa e capturada. Quando nos livraremos da doença de tratar o que é do Estado – do comum, de todos e de qualquer um – como se fosse do quintal?

Bom, se considerarmos o Plínio um presidenciável efetivamente, acredito que ele seria um contraponto nessa homofonia Dilma-Marina-Serra que coloquei no comentário anterior. Mas o Plínio não conseguirá subir a rampa do Planalto nem com reza e benzedura feita sob medida pra comunista…”

Comentário 03 (eu mesmo)

“É pura doidice, eu sei, mas falando em urânio, sabe o que linkei agora mesmo na minha cabeça, quase sem querer: Lula e Ahmadinejad. A equação não fechava. Irã não rimava com Brasil de jeito nenhum. Daí pensei: ” E se na conta entrasse o Eike Batista?”… Caraca! Não é que agora – certa ou errada- a doida da ficha caiu bem na minha cuca? Ai meu Deus! Por Alá!Que enxaqueca do cão, mermão! Cadê meu rivotril?”

Comentário 04

“Marcus V. Garcia (Facebook também) Eu não posso deixar de relembrar um post que já apresentei por aqui. O CQC cobriu um dia a seguinte cena: D. Marisa Letícia ao lado do Eike Batista em uma mesa de uma luxu(ri)osa casa de lelões de São Paulo. Muitos sorrisos, poses pras câme…ras engraçadinhas dos pseudo-reporteres e tá lá: Eike arremata um terno do presidente Lula por 500 mil reais…palmas pra todos. Esse Eike é o cara… Para o CQC passou totalmente batido a dimensão menos aparente, mas em se tratanto das coisas de nossa corte lulista, mais do que explícita, gortesca, nojetamente pública, pois só não vê quem não quer ou porque continua acreditando na imaculidade desse governo que ali se configurava uma relação um tanto estranha. Não entre Eike e D. Marisa, visto que isso não interessa a ninguém, somente a eles. Mas entre o público e o privado nesse país, não? Vejamos. Um amigo um pouco mais inocente disse: nossa, mas esse cara queimando 500 mil reais, quantas coisa não daria pra fazer… e eu cá comigo, não acredito que tem gente que cai nessa esparrela! 500 mil descaradamente pros bolsos do Lula em troco de algo que certamente não vale só 500 mil… alguém opina sobre o porquê do ranqueamento do Eike na revista Forbes?”

Spirito Santo
01 de Outubro 2010

Anúncios

~ por Spirito Santo em 01/10/2010.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: