Evalisto Muyinda-Musica tradicional de Uganda

Freedomblues

(Veja o blog original no link acima)

Os Baganda são o maior grupo étnico do Uganda, embora representem apenas 16,7 por cento da população. (O nome de Uganda, é na verdade o termo suaíli para ‘povo de Uganda’)

Eles falam um dialeto bantu chamado luganda pertencente à família das línguas do Níger-Congo. Como muitas outras línguas africanas, o luganda é uma língua tonal, o que significa que algumas palavras são diferenciados por meio da entonação ou da inflexão, logo palavras escritas da mesma forma, podem ter significados bastante diferentes, sendo uma língua muito rica em metáforas e provérbios.

Buganda, teritório do povo Baganda está localizada na região central de Uganda. Seu núcleo é a cidade de Kampala. Os limites de Baganda são determinados pelo Lago Victoria, no sul, o rio Nilo Vitória, a leste, e o Lago Kyoga para o norte. O reino é composto por 52 clãs. Atualmente é o maior dos reinos tradicionais.

A vida de uma pessoa baganda é dividida em três estágios a saber: omwana (criança), omuvubuka (jovem) e omusajja ou omukazi (homem ou mulher). Após a morte uma pessoa se torna um omuzimu (espírito), e os Baganda também acreditam em reencarnação.

Sua música é feita de andamentos lentos, com mais ênfase na utilização de compassos regulares. O Baganda têm uma enorme variedade de formas musicais, tais como canções de ninar, canções históricas, canções de trabalho, canções cerimoniais, cantos de louvor aos reis (música real), música de casamento, etc.

A escala musical dos baganda é a  pentatônica pura. A música vocal tem quase sempre forma responsarial, composta de solo e coro. Como a musica vocal é dominante entre eles se pode dizer que a música baganda está ligada diretamente às praticas sociais, sendo os funerais por exemplo grandes eventos sociais.

Além de voz, uma série de instrumentos são utilizados na música baganda, incluindo os xilofones Amadinda & Akadinda, a harpa Ennanga, a lira Etongoli, tambores, e o lamelofone (‘tipo de sanza) Kadongo (“Budongo” plural).

Os vários conjuntos de músicos reais mantidas pelo Kabakas foram responsáveis tanto pela linguagem da política como pela traditção musical. A linguagem é metafórica e simbólica e emprega humor, mímica e teatro comunitário para estimular valores positivos, sobre a qual está baseada a conduta social. O lamelofone Kadongo, foi muito recentemente introduzido na música Baganda, datando do início do século 20.

Após a realeza ser abolida em 1968 por Milton Obote, a maioria dos músicos se recusaram a tocar a música real, como forma de protesto. Duas décadas depois, a maioria dos músicos Kabaka (‘reais’) estavam mortos, ou demasiado velhos para tocar.

Evalisto Muyinda, um dos últimos remanescentes da estirpe de ‘músicos reais’ baganda, habilitado na criação e condução de grupos e na execução de todos os tipos de instrumentos reais, Muynda se especializou, principalmente no xilofone Amadinda, além de colaborar com sua grande experiencia com o Museu Nacional de Uganda.

Os instrumentos peças musicais das gravações disponibilizadas aqui em gravações realizadas em 1991 são ‘Ennanga‘, ‘Endongo’, ‘Endere’, ‘Endingidi’, ‘Amadinda’ e ‘Akadinda’, além de música de percussão e coral.

Evalisto Muyinda morreu dois anos depois destas gravações, em 1993.

————–

(Tradução google-macarrônica de Spírito Santo)

Anúncios

~ por Spirito Santo em 14/11/2010.

3 Respostas to “Evalisto Muyinda-Musica tradicional de Uganda”

  1. Rodrigo,
    Obrigado pela visita. Embora não possa adiantar quase nada para você sobre a letra da canção posso te confirmar que, pelo que eu pude perceber este idioma do Madoxx e de sua canção ‘Munnakyaalo’ é ugandense sim. Logo a língua que ele usa deve ser a mesma do nosso Evalisto Muyinda o ‘Luganda‘. Tenho também o palpite de que a música pode ser antiga, tradicional, sendo do repertório de um daqueles gêneros que o Muyinda dominava. Pode ser até famosa no folclore local tendo o Madoxx feito uma versão Reggae dela que acabou ficando famosa neste ambiente musical, até chegar aí no Maranhão. Você já tem então meio caminho andado. Faça a busca em sites de Uganda ou de países próximos. Faça perguntas no Google em inglês para ter resultados mais precisos e boa sorte. Bem bonita mesmo a canção.

    Curtir

  2. (O mesmo Rodrigo seguindo o papo, me acessando por E.mail)
    “Olá amigo como vai, estava procurando sobre uma musica na internet e o google me direcionou ao seu blog.
    Pois bem, Sou de são luis do maranhão, aqui no meu estado a influencia do reegae e muito forte. e logo quando o reegae começou a ser difundo em são luis houve uma musica que era cantada no dialeto de luganda, foi onde encontrei seu site. que você comentou sobre musicas nesse dialeto.
    Eu queria muito saber se você domina ou conhece alguém que domine esse dialeto, porque existe uma musica do cantor chamado madoxx o nome da musica é Munnakyaalo do seu álbum Tukolagane. que aqui em são luis varias bandas cantão de ouvido. e porque a canção realmente e linda, mais a verdade e que ninguém sabe a letra e nem do que ela fala.
    cera que você com o conhecimento que tem não conseguira traduzir essa linda musica que a nos quero saber o que diz, ou que mande pelo menos a letra. ficaria muito agradecido.

    Se você não conhece a musica você pode encontra-la no youtube com o nome de melo de paixão como e conhecida aqui. aqui tem o link da musica.

    Curtir

  3. Gostaria muito de saber sobre essa lingua, se existe alguem que consiga traduzila ou que conheça bem.
    São de são luis do maranhão, aqui o movimento ro reegae e muito forte, logo quando foi introduzido o reegae aqui, existia uma musica cantada no dialeto de lungada.
    O nome do cantor e (madoxx) e o nome da musica chama-se (Munnakyaalo). musica do cd (Tukolagane).
    Então queria saber se o dono dese site domina ou conheçe alguem que domini o idioma que possa traduzir essa linda musica ou que possa madar a letra. essa musica e muito bonita.
    Aqui em são luis essa musica e mais conhecida como melo de paixão, se você colocar esse nome no youtube você encontra ela.
    aqui vai o link onde ela esta.

    Porfavor responda alguma coisa referente a essa musica.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: