Enfim a tchiurma do “Casa Grande” no poder

MinC nas mãos da Turma do Jabá?

(Da série “avisar a gente avisa, né?”)

Pablo Ortellado para o ‘Correio da Cidadania” se referindo a tendencia da “nova” gestão de Ana de Hollanda no MinC, segundo ele aparelhado pela indústria cultural, :

“Mas num exercício de previsão eu diria que, no campo das comunicações, é possível aparecerem problemas na questão da internet. Com os interesses que a ministra já demonstrou representar, das grandes indústrias culturais, em particular a fonográfica, eu esperaria algum tipo de política no sentido de restringir, controlar, a internet, barrando o compartilhamento de arquivos e conteúdos. “

———————-

Nota: Jabá (“jabaculê”) para os íntimos é nome da propina paga ou recebida ‘por debaixo dos panos’ por autores, divulgadores e arrecadadores de direitos autorais na área da MPB desde os anos…sei lá…50.

———————-

Se quiser recapitular leia aqui hoje – o que euzinho já dizia lá atrás (com a mesma ilustração aliás), sozinho, desviando das pedradas até de amigos.

É que cresce a impressão para muitos de que um grupo de artistas da área (MPB) e também do cinema, estão ‘pautando’ as decisões de Ana de Hollanda, visando seus própios interesses privados que envolvem a manutenção das regras atuais regidas pelo Ecad e pela manutenção de privilégios eventuais representados pelo acesso facilitado destas pessoas a certificados de incentivos fiscais na área da Lei Rouanet . Ué? estavam esperando o que para acordar?

Auah, auah, auah! – diria eu rindo por último.

Prendendo o riso um pouco eu, de minha parte, chamaria a atenção dos reclamantes mais desmemoriados para aquela célebre reunião de adesão à candidatura da Dilma no Teatro Casa Grande. O que? Já se esqueceram? Não tem problema. Eu lembro vocês. A foto está bem aí em cima.

Como desconfiar não é acusar e nem é crime, desconfio sim como já desconfiava , e fortemente que os mais adesistas e atuantes na mobilização da classe artística naquele memorável e ‘cívico’ evento estão entre os agora beneficiados pelo MinC. Teria havido algum acordo espúrio em troca de cargos e vantagens justificando aquela ‘ideológica’ e ‘militante’ adesão? É só bater a lista dos poderosos hoje com a lista dos animadinhos de ontem para conferir.

Auah, auah, auah, auah auah! Auah, auah, auah, auah auah! – diria eu soltando o riso desbragadamente agora.

E os presentes ao ato, os pés de chinelo de outrora que acenaram bandeiras vermelhas atrevidas? Pois é, se tornaram em pouco mais de 100 dias os ‘descamisados’ de hoje, preteridos, desconvidados para o butin? O que dirá esta companheirada agora?

Para os ingênuos crédulos petistas, lulistas, ou dilmistas de outrora – aqueles que chamaram os incrédulos de ‘Serristas’ ou ‘direitistas arcaicos’ – para vocês sabidinhos sonhadores que amargam agora o caixa baixo de seu pontinho de cultura, a falta de assunto de seu bloguinho zero-oitocentos, o seu cedêzinho adiado, vocês o pessoal da senzala compulsória enfim, em verdade em verdade vos digo, cheio de moral:

_”Estão reclamando de quê? Agora guenta!”

Spírito Santo

Março 2011

Anúncios

~ por Spirito Santo em 31/03/2011.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: