Grupo Vissungo e Grupo Maria Déia: O futuro de novo

Creative Commons LicenseTodo o conteúdo deste blog está assegurado sob uma licença Criative Commons.

Tem jeito não: As sombras do Passado sempre se dissipam com as luzes do futuro

Vejam o emocionante e.mail que acabam de me repassar:

” Em 21/06/11 05:18, allguitars escreveu: “Caros amigas e amigos do Memorial Lélia Gonzalez, O Grupo Vissungo de jurassico nunca teve nada! Nao imitavam Stevie Wonder nem Bob Marley quando outros, que nunca se importaram com a identidade negra, preferiram uma alternativa comercial gringa colorida velha associada ao “desbunde”, segundo a vontade das multinacionais!

O Grupo Vissungo tinha os olhos e ouvidos no futuro – Antonio Espirito Santo e seus companheiros são verdadeiros heróis da cultura negra brasileira, quando disserem esses nomes tirem o chapéu!

Aqueles músicos foram capazes de salvar memorias importantíssimas e inseri-las em composições de perfil muito avançado para a época, onde a imprensa mentia e a maioria dos jornalistas da critica (assim como os intelectuais financiados pelos orgaos oficiais para “escrever” a historia da Musica Brasileira) não sabia distinguir um acorde de la’ menor de um outro de do’ maior.

Distante milhares de quilometros do Brasil sinto a grande emoção de ver o retorno do Grupo Vissungo à cena musical. Um abraço aos colegas do Grupo Vissungo!”

Maestro Alberto Chicayban ex-Grupo Maria Déia

Udine – Italia”

—————–

Me lembro claramente dos shows que fizemos em mil novecentos e setenta e tal com o duo (que para mim era um trio) Grupo Maria Déia no Teatro Guaira em Curitiba. Éramos, os dois grupos de jovens musicos, referencias e exemplos do que havia de novo e promissor na música popular do Brasil no meio das então ‘feras’, ‘monstros sagrados’ de nossa tão criativa MPB, como Ivan Lins, Gonzaguinha, João Bosco, Aldir Blanc, envolvidos e organizados nós todos em torno da SOMBRAS, entidade que promovia shows Brasil afora numa encarniçada luta pela moralização dos direitos autorais no Brasil, luta que culminou com a criação do, infelizmente hoje famigerado ECAD.

O grupo Maria Déia (Chico Moreira e Alberto de Castro Chicayban) de que eu me lembro, propunha uma música nordestina com sabores modernos, algo judaicos, bascos-brasileiros, árabe-ibéricos, algo assim tão indefinível e inusitado para as plateias de então, quanto o som do seu irmão Grupo Vissungo, que de sua parte fazia uma abordagem musicalmente não menos moderna, da música negra mais afundada nos recônditos cafundós dos preconceitos de nossa arcaica e recorrente cena musical comercial daquele Brasil de chumbo.

O Vissungo fazia – e faz – música negra em vários sentidos, africana, lusa, rural, urbana, diaspórica, universal, não menos impregnada em nós, em nossas origens e nossa descendencia, a ser traduzida em modernidade para escapar das amarras do folclorismo paralisante que mantinha – e de certo modo ainda mantém – a rica musica dos negros do Brasil, ora no gueto escuro das cozinhas e terreiros ‘para inglês ver’, ora no também gueto dos norte americanismos fake-pops do mainstream de ocasião.

Musica de negros para todos.

O bom e velho amigo Alberto Chicayban fala, portanto do que viu e viveu, daquela nossa vontade – agora quase imortal – de sacudir a mediocridade que, jovens de então, nos sufocava e inspirava uma música sem fronteiras bobas. Bom demais saber que velhos na idade – a terceira já de nossas vidas – ainda somos os mesmos jovens e não vivemos submissos como nossos pais (e muito menos como nossos filhos). Muito além dos sabiás, bom demais saber que a juventude gorgeia como passarinhos em nós – como lá – aquelas mesmas canções de um futuro cheio de palmeiras e franca liberdade.

Abraço caloroso no Alberto Chicayban!

Spírito Santo

Junho 2011, Brasil

Anúncios

~ por Spirito Santo em 22/06/2011.

6 Respostas to “Grupo Vissungo e Grupo Maria Déia: O futuro de novo”

  1. Of course, violeiro (com sotaque de mineiro).
    Titio vai logo lá e acorrege os entremeio.

    Curtir

  2. Do Maria Déia
    Não é Chico Oliveira
    Do Maria Déia
    É Chico Moreira
    É Chico Violeiro
    Atual Cordoeira

    Curtir

  3. Oi Gilberto,

    Pena os meus neuronios não terem memória de você. Outro dia revendo o meu habeas data de preso político achei um doc da Polícia Federal com o relatório de um meganha que me seguia num show promovido pelo DCE da UFF. Mdeu email é spiritomusik@gmail.com. Temos um blog também : http//grupovissungo.wordpress.com

    Curtir

  4. Eu sou Gilberto Alcantara da Cruz, na década de setenta fui diretor do DCE da UFF, e um dos incentivadores da presença de vocês naquele espaço de resistência. Eram dois grupos que se reuniam e ensaiavam no DCE, vocês e o grupo teatral Tá na Rua do Amir Adad.
    Lembro que cortávamos um dobrado, pois a esquerda, mesmo naquele período de resistência, tinha certos preconceitos e não aceitavam de bom grado a presença de vocês na entidade. Como éramos maioria, passávamos por cima desses preconceitos.
    Ataualmente, dirijo um Sindicato, e com assessoria de Flávio Aniceto, há quatro anos desenvolvemos um projeto cultural, e nos orgulhamos de constituir um novo espaço de resistência cultural que, mensalmente realiza uma atividade.
    Necessito urgente contato com vocês.
    Meu e-mail é gilcruz2@yahoo,com,br
    Um abraço
    Gilberto

    Curtir

  5. A PEDRA DO DIABO.EM CARNE E OSSO.!!

    Com a morte prematura de ROBERTO . Marinho, Walter Clark, que já havia viajado um pouco antes, tomou providencias cabíveis, contra o assassinato da sua” Alma”, ou sua “Aura” por aquele que se dizia dono do Céu da Terra e do Mar e que praticamente Reinou no planeta Terra,NA AMERICA DO SUL, EXATAMENTE NUM PAIS CHAMADO BRZIL, durante quase um século, se sentindo” quage “dono” e tendo mandato vitalício durante 97 anos. Isso, deixou O Clark com um medo apavorante. Compreendeu que ali no lugar que se encontrava( no purgatório) jamais estaria seguro.Waltinho, como era conhecido e estimado por seus amigos mais chegados, resolveu se apadrinhar de SATANAZ E LUCIFER, para não perder a única coisa que ainda lhe restara:(Sua Alma). Com um esforço desmedido, conseguiu com ” (SATANAZ- LUCIFER, ALÉM DE ALGUMAS DIABAS, se esconder durante algum tempo no INFERNO, sendo admoestado pelo CAPETA MAIORAL, QUE LHE FALOU BEM CLARO”:VÓS, FICARÁS MAS, NÃO SERÁ POR MUITO TEMPO”

    Dias se pássaram, quando não mais que de repente o pobre do Clarkinho estava no seu mais confortável e seguro FLAT,com vista Panorâmica para o Purgatório, não imaginava que o infortúnio, lhe aguardava.
    Muito sonolento e feliz por ter pregado uma “Peça” no destino, roncava abundantemente, como um “Anjo” com suas Asas douradas.

    De repente foi surpreendido por um forte estrondo e alarido quebrando SUA EXPRESSÃO DE CANDURA, o seu sossego. E as vidraças com sua visão panorâmica, foram duramente castigadas.
    Se sentindo TONTO DE MEDO E DE PAVOR, SAIU CORRENDO PARA A PRAÇA DOS 2 PODERES, CHORANDO E GEMENDO,FOI SE VALER DE SATANAZ.”

    ME ACUDA QUE O HOMEM VEM AÍ !!ME ACUDA QUE O HOMEM VEM AÍ!!!
    SATANAZ IRONICAMENTE PERGUNTOU
    :QUE HOMEM ???!!
    HOMEM QUE NADA.!!! QUEM MANDA AQUI SOU EU,(batendo no peito
    VALTER CLARK, DESENBUCHOU: ROBERTO. MARINHO ESTÁ BATENDO NA VIDRAÇA DO FLAT, FEITO UM LEÃO ENFURECIDO;”(gritando):

    EU SOU ROBERTO MARINHO”EU SOU ROBERTO MARINHO.!!
    Satanaz, nesse momento sorriu dizendo:
    “PODE FICAR TRANQUILO, QUE AQUELE “FANTASMA” INVISIVEL”JAMAIS PISARÁ AQUI NO NOSSO IMPERIO!!

    SATANAZ,continuou dizendo:

    FIQUE A VONTADE E NUNCA MAIS TENHA SOBRESSALTO.”

    ISSO NA SUA CABEÇA É MANIA DE PERSEGUIÇÃO”!
    VOCÊ AQUI ESTARÁ SEGURO POR TODA VIDA.

    (digo):”POR TODA A ETERNIDADE!”

    !NESSE INSTANTE, Walter Clark, se sentiu mais seguro e novamente voltou ao seu FLAT.

    Porém SATANAZ, vendo todo a sua insegurança e nervosismo, resolveu levá-lo até lá no FLat e por segurança maior,SATANAZ FICOU ESCONDIDO DEBAIXO DA CAMA, PARA ACALMA-LO E MOSTRAR, QUE WALTER CLARK, ESTAVA “DELIRANDO.”

    QUANDO TUDO JÁ ESTAVA PRATICAMENTE SILENCIOSO, CAlMO, naquele ambiente, de repente UM ESTRONDO”:
    Dizendo:

    EU SOU ROBERTO MARINHO (batendo com força na vidraça panorâmica) EU SOU Roberto MARINHO,EU SOU Roberto MARINHO!!!ENTENDEU!!

    O MAIORAL DA REDE GLOBO !!! ENTEDEU???

    WALTER CLARK, nesse ínterim, saiu correndo louco e desesperado DE PAVOR ,quando foi puxado pela, perna da calça, por SATANAZ;

    – SATANAZ DISSE COM RAIVA PRÁ WALTER CLARK:-

    -“PRÁ ONDE VC PENSA QUE VAI???c

    CLARK DISSE IMEDIATAMENTE( sem pensar)

    – PRO INFERNOOOOOO!!!!

    SATANAZ RESPONDEU COMO UM CÃO ENFURECIDO.:

    O INFERNO , É AQUI E AGORA.!´SEU BOBO!

    TREMENDO DE MEDO, W.CLARK DIZIA SEM PARAR
    :
    É ROBERTO MARINHOOOOOOOOO, É ROBERTO MARINHOOOOOOO! VAI ROUBAR A MINHA ALMAAAAA.AÍIII AIIII! VAI ROUBAR A MINHA ALMAAAAAAAAA!
    É ROBERTO MARINHOOOO!!!

    SATANAZ COM ODIO DE W. CLARK, ESBRAVEJOU PELA ULTIMA VEZ:!!!
    ISSO NÃO É ROBERTO MARINHO, NÃO SEU BOBO!!

    E QUEM É ??? E QUEM È???

    SATANAZ R E S P O N D E U :

    ISSO É D E U S !! C OM MANIA DE GRANDEZAAAAAA. !!!!!!!!!! seu Bôbo.!!!!!!

    FIM
    COMPILADO POR:
    CAMILLO DE PORTELA.

    Curtir

  6. O Divino Espirito Santo,
    E a Muié de Lampião,
    Abençoem o comentário
    Nessa merma Ocasião,
    Pra reforçar minha Ideia,
    Rimo com Maria Deia,
    com o amor no CORAÇÃO.!!
    II
    A SAUDADE que eu sinto
    do tempo que continua
    Faz a Saga da Amazônia,
    Em uma noite de lua
    E Os Rios jorrando água
    Desfazendo a minha mágoa
    Na minha vida e na tua..!!
    III
    PS: Fiquei muito feliz pois descobri agora o tal do Blog de vcs.!
    Tive com Xico no sul de minas(Caldas) ha pouco tempo foi uma coisa que muito me felicitou. O Alberto ainda não vi faz bastante tempo,sei que ele tá prás Itália, pras Oropa.E tu Antôin Espirito Santo, me deixa muitas Saudades. em fim :
    È muita História pra gente deliciar, num Brazil,safadinho, que quer veis in quando nos ( lubriar) ludibriar.!
    Tem nada não, agente vai acertar essas contas dia menos dia.
    VISSUNGAMENTE FALANDO.!!
    Meus tels : 83-8870-1821(oi)
    9981-6152

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: