Livro do Tio não samba aqui (no jornal O Globo), mas semba lá (na revista angolana).

Creative Commons LicenseATENÇÃO:Todo o conteúdo deste blog está assegurado sob uma licença Criative Commons.

————–

A história é assim: Na época do lançamento do livro do Tio ” Do Samba ao Funk do Jorjão” surgiram várias propostas de matéria, duas delas do importante jornal O Globo. Fiquei bem animado, mas não saiu nada (o tio deu até uma reclamada num post recente)

Pois bem, Leonardo Lichote, de O Globo, um cara bacana lendo a entrevista do Tio que saiu agora na revista Angolana “África 21”, mandou esta simpática mensagem. Acho ela muito elucidativa para a gente entender como funciona nossa imprensa e suas complexas idiossincrasias. Por isto compartilho:

—————-

“Linda matéria, Spirito Santo. Parabéns. Sobre a nossa tentativa aqui, o que posso te dizer é que achei o livro fantástico. Me impressionou sobretudo por combinar dois lados que não costumam andar juntos nos estudos do tipo: a profundidade da pesquisa; e a ousadia e a originalidade das teses. Normalmente, autores que têm uma não têm outra.

Mas tive dificuldade para conseguir emplacá-lo como pauta no jornal. Talvez pela minha incompetência em vender suas ideias nas poucas palavras de uma reunião de pauta, talvez pela própria inadequação do Segundo Caderno como espaço para o livro – talvez o Prosa e Verso fosse o caderno mais indicado para a discussão que se propõe ali – ou talvez pela dificuldade de os editores, não envolvidos com o assunto, entenderem a importância do que está ali.

O negócio é que não foi aceita minha sugestão. Tentei algumas vezes e, antes que desistisse, fui obrigado a me afastar da redação por licença médica, que emendei com férias. Qd voltei à ativa, em fevereiro, já havia perdido o “tempo jornalístico” de abordar o assunto. Só pude lamentar.

Espero que a gente possa falar dessas ideias numa outra pauta, em que o assunto (origens do samba, a dinâmica da formação da cultura negra no Brasil) seja levantado.”

Um gd abraço.

Leonardo Lichote”

——————

Daí, o João Belisario, responsável pela revista angolana no Brasil mandou esta carta para os articulista leo Lichote ( com cópia para o subeditor do segundo caderno de O Globo Bernardo Araújo:)

“Caro Leonardo Lichote ,

Tomo a liberdade de enviar-lhe em anexo a versão em pdf da edição de Março da revista África 21, que está começando a ser impressa no Brasil em carácter experimental mas Já é conhecida há mais de cinco anos nos países Africanos de língua portuguesa e por assinatura também na Europa e nas Américas . Neste número destacamos uma reportagem sobre as eleições que se avizinham em 20 países africanos e uma entrevista sobre as origens do samba com o pesquisador, músico , escritor e educador brasileiro Spirito Santo.

A revista é generalista com foco na África . Combinando informação e análise, dá destaque à política, economia e cultura.

Nela escrevem renomados jornalistas africanos e outros , brasileiros inclusive, especializados em África .

Oito importantes escritores dos países de língua portuguesa assinam uma crónica regular nas suas páginas: Pepetela (Angola), Luiz Ruffato (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde), Odete Semedo (Guiné-Bissau), Mia Couto (Moçambique), José Carlos Vasconcelos (Portugal), Conceição Lima (São Tomé e Príncipe) e Luís Cardoso (Timor Leste).

Com uma circulação dirigida sobretudo aos formadores de opinião, nas áreas académicas , cultural, económica, diplomática e politicas ligadas a África , é uma leitura indispensável para quem quer de fato conhecer o que acontece atualmente com os nossos vizinhos Africanos, com quem o Brasil tem profundos laços históricos, culturais e económicos .

Cordiais saudações

João Belisario / Representante da África 21 no Brasil

Anúncios

~ por Spirito Santo em 02/03/2012.

2 Respostas to “Livro do Tio não samba aqui (no jornal O Globo), mas semba lá (na revista angolana).”

  1. Cê vê só o diabo para quem trabalha…

    Curtir

  2. Fofoca boa, sô.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: