Titio e seu dossiê: SEPPIR pede que Funarte faça reunião para discutir denúncia

20/09/2013

SEPPIR pede que Funarte faça reunião para discutir denúncia

AFROPRESS

Dojival Vieira

SEPPIR pede que Funarte faça reunião para discutir denúncia | AfroPress
Da Redação

Brasília/Rio – Doze dias após as primeiras denúncias de irregularidades no Prêmio Funarte de Arte Negra 2012, que teria tido os seus resultados definidos por critérios político-partidários, a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, da Presidência da República (SEPPIR), falou pela primeira vez do caso.

Em Nota enviada à Afropress por meio de sua Assessoria de Comunicação, a SEPPIR diz ter proposto à Funarte “uma reunião de trabalho para tratar das questões levantadas e está aguardando a definição de uma data.”

Na Nota, a ministra chefe Luiza Bairros acrescenta que a SEPPIR é parceira da Funarte no Prêmio (responsável pela indicação de 6 dos 18 jurados da banca julgadora), e enfatiza “a importância do caráter histórico do edital da premiação, o que justifica o acompanhamento e rigorosa apuração de todas as etapas do processo”. No total serão distribuídos R$ 4,3 milhões em prêmios aos vencedores em várias áreas.

Cartas marcadas?

Os indícios de irregularidades foram levantadas pelo ativista cultural Antonio José do Espírito Santo, conhecido no mundo artístico e no movimento negro como Spirito Santo. Ele apontou como evidência de que a premiação foi dirigida o fato de os 33 ganhadores do Prêmio terem tido todos nota 100. Também indicou nomes com notórias ligações com o Governo e ou “técnicamente brancos”, como o caso da professora gaúcha Michele Zgiet – cujo projeto ganhador leva o nome de “Casa Grande” – e até de um membro do Coletivo Fora do Eixo, do Pará, Samir Raoni, que nada teria a ver com os critérios propostos no edital.

Zgiet reagiu furiosa às denúncias e, além de ter tentado desqualificar o denunciante, iniciou uma campanha de rua em Porto Alegre, em que tenta desmoralizar a exigência do quesito cor adotada pelo IBGE e pelo Edital do Prêmio.

Escândalo

Nesta sexta-feira (20/09), a cineasta e produtora Sabrina Fidalgo (foto) se disse escandalizada com os critérios adotados pela banca julgadora. “O meu projeto é lindo e teve todo o mérito para receber uma ótima nota técnicamente falando. Isso sem contar com a questão da relevância cultural, pois se trata da recuperação do acervo do primeiro dramaturgo negro do Brasil”, afirmou, Sabrina, referindo-se ao seu pai, Ubirajara Fidalgo, já morto”, afirmou. (Veja o dossiê completo em https://spiritosanto.wordpress.com/).

O projeto, segundo Sabrina teve 5,9 de nota, o que fez com que ela recorresse no prazo e ainda aguarda uma posição por parte da direção da Funarte.

Na tarde de quarta-feira, a Assessora de Comunicação da autarquia vinculada ao MinC, Camilla Pereira, enviou e-mail a Afropress prometendo que até ontem quinta-feira, haveria uma manifestação sobre as denúncias, o que ainda não ocorreu.

Leia, na íntegra a Nota da SEPPIR, enviada pelo Assessor de Comunicação Sandro Lobo.

 Prezado Dojival

Segue resposta à sua solicitação.

Nota da SEPPIR

Em relação às denúncias sobre o processo de seleção do Prêmio Funarte de Arte Negra, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (SEPPIR/PR) informa que já propôs à Funarte uma reunião de trabalho para tratar das questões levantadas e aguarda definição de uma data. A SEPPIR reforça a importância e o caráter histórico do edital da premiação, o que justifica o acompanhamento e rigorosa apuração de todas as etapas do processo seletivo.

Todos os Direitos Reservados

Anúncios

~ por Spirito Santo em 20/09/2013.

2 Respostas to “Titio e seu dossiê: SEPPIR pede que Funarte faça reunião para discutir denúncia”

  1. DEVEMOS NOS MANTER TODOS PROXIMOS COMO A PLANTA DA VIDEIRA PARA QUE NÃO SE PERCA NENHUM ( O CACHO DE UVA NOS DA ESTE EXEMPLO) PELAS COVARDIAS VIVIDAS ESTE É O PENSAMENTO QUE CRIEI , AOS MEUS 7 ANOS DE IDADE.

    Curtir

  2. Somos milhões de negros neste pais e morremos sem o direito de defesa tantos são os movimentos no combate ao racismo pois na hora que mais presisamos morremos sem termos o direito de defesa como eu são muitos os negros que mesmo em linha reta nos colocam em vias tortas por defedenrmos aminha raça digo minha pois vim de pai e mãe negros vou repetir aos dirigentes do governo em quanto não hover negros nos comandos das delegacias para que possamos realisar uma denuncia e que esta seja formalisada digo contnuaremos na informalidade da legalidade de fato pois mesmo sendo reto incistem com ofenças racista a nos tornar os maus elementos pois o que nos dito não aparece e desta forma quando vamos a uma delegacia o que ouvimos é que as ofenças não tem materrialidade para denuncia e fica por isso dos me 7 anos aos 56 anos vi e vivi o meu pai ter que engulir muito desaforo dos racistas e sempre estivemos só eu e meu pai e é por estes e tantos outros motivos que muitas mães choram a perda de seus filhos por eles não suportarem as ofenças e ai sabemos o camonho digo oqual não tomar acabam enveredando o mundo do crime, muito se fala no combate mas a algo mais importante a ser discutido neste pais que é quantos negros morrem não por doena mas asassinados tem tantas pesquisas neste pais já criaram uma comisão para ir em todos os emls para saber quantos morrem por dia ou isto não intereça asim como eles que agora estão morrendo aos pontapes é porque a justiça de deus se faz presentes enquanto muitos ficam distantes porque não o correu com seu filho mas é como a advinhação logo ali acaba acontecendo e ai só é mais um é preciso buscar as fontes externas com influencia internas para ocorrer tanta desgraça para mim o mau do racismo hoje fica muito claro dificultar oportunidade para criar vantagem quanto menas gente disputando vagas mais ira sobrar para o branco, sem contar com o impurãozinho dos milhares de infeliciano que ficam soltando veno para tudo quanto é lado por se evengelico se acha no direito sem nenhum respeito aos velhos negros os chamando de raça amalduada como se DEUS o tivesse lhe dado poderes para que falace as sua blsfemeas só gostaria de saber qual a facudade de teologia que forma estes animais pois não paça de um nimal que usou o nome de DEUS para se promover, poi digo que tenho denunciado no 181 enviei amil para todo tipo de gente e até hoje não obtive nenhuma resposta se defato querem combater o racismo seguido de morte o governo deve e tem que criar secretarias delegacias que busquem os negros desamparados não basta criar sait de denuncia ele tem que ser como um clique para que não se perga os direitos de fato que no fim só servem para comicio de palanque de politiicos que com a desgraça se promovem fica aqui os meus 56 anos perdidos vivendo na repreção e a 10 sendo ameaçado e acusado do que só os ameaçadores sabem pois para jogar qualquer porcaria na internet hoje esta facial e até provar que nada foi falado voce já morreu

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: