Pendenga Titio versus Funarte e seu fajuto Prêmio de Arte Negra

Creative Commons LicenseTodo o conteúdo deste blog está assegurado sob uma licença Criative Commons.
Lula com Capilé ao fundo
Curto e grosso desbaratando aparelhos ‘muderninhos”

São pílulas pedagógicas. Você vai precisar delas para entender o imbróglio (o embrulhado, fique sabendo, é você) do caso Funarte e o prêmio de arte negra. Solto mais e mais matérias densas sobre tudo isto, a seguir.

Eu sei que esta pílula de agora você já engoliu, mas já esqueceu. Brasileiro tem memória fraca. Uma semana de Facebook e a campanha mais solidária e benemérita do mundo já vira um tédio só. Mas não esquente: Titio está aqui mesmo para lhe refrescar a memória:

Foi assim:

Brasil pegando fogo em junho. O governo Dilma, acuado, com as calças na mão, resolve convocar em Brasília uma reunião com jovens de movimentos “chapa branca” ligados ao PT. Imprensa convocada mostra uma mesa longa cheia de bandeiras de organizações pseudo ideológicas, parece até uma convenção de ‘maria-vai-com-as-outras‘. Constrangedor.

Soubemos aí que boa parte das manifestações degringoladas em rebus bombásticos, era na verdade uma armação política, que tinha por trás instituições de jovens petistas e de outros partidos da base esquerdista a serviço do governo. “Fascismo de esquerda”, alguém classificou com muita propriedade.

Dias depois um destacado membro deste grande engodo juvenil, Pablo Capilé (que aparece fugazmente numa das fotos do encontro “chapa branca”), do chamado Coletivo Fora do Eixo foi desmascarado por suas falastronices num programa de TV. Além de farsa política, aquilo tudo, todo o esquema, tinha uma pinta enorme de plano de assalto aos cofres públicos

Lembraram? Então tá. Podemos prosseguir.

Pois saibam os mais distraídos que o instrumento agregador de todo este esquema neste âmbito…”juvenil“, é o Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) órgão ligado, diretamente ao gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República.

(Veja o link as várias mumunhas do Conjuve)

Na verdade – se liguem – existe hoje no Brasil um sistema muito bem articulado de entidades do movimento social atreladas, aparelhadas pelo governo petista. Além de frentes sindicais e do Conjuve, podemos citar também a rede de secretarias e superintendências de “promoção da igualdade racial“, as Seppirs, que aparelham – e sufocam no nascedouro – as demandas mais decisivas do movimento negro.

…”Já a parcela da sociedade civil, que é maioria no Conjuve, reflete a diversidade dos atores sociais que contribuem para o enriquecimento desse diálogo. O Conselho conta com representantes dos movimentos juvenis, organizações não governamentais, especialistas e personalidades com reconhecimento público pelo trabalho que executam nessa área. Os integrantes do Conselho vão desde membros do movimento estudantil à rede de jovens ambientalistas; de jovens trabalhadores rurais e urbanos a negros, indígenas e quilombolas; de jovens mulheres a jovens empreendedores; de representantes do hip hop a integrantes de organizações religiosas, entre outros.”

Dizem que é uma forma a mais de se fazer democracia, mas qualquer um que enxerga um palmo diante do nariz sabe que isto está bem longe de ser democracia.

Uma ponta deste esquema – um sistema, melhor dizendo – está montado no Programa Cultura Viva, do MinC, orquestrado assim mesmo com este conceito malandro de “redes”a partir de 2005, por aí.

Pois bem, Conjuve, Fora do Eixo e Seppirs, intituições, totalmente governistas e “chapa branca” como se viu, aparecem representadas com pessoas agraciadas com o Prêmio Funarte de Arte Negra.

A ligação DIRETA entre os representantes destes aparelhos que foram premiados e alguns jurados, (uns e outros destacados membros da cúpula do MinC e, por isto mesmo ligados de algum modo ao Cultura Viva), pode ser perfeitamente estabelecida numa simples investigação do Ministério Público.

Aliás, estas pontas éticas mais graves da questão nem precisam ser levantadas. Verificamos que próprio edital do prêmio pode ser denunciado e impugnado, além deste, em diversos outros pontos, desobedecidos grosseiramente pela comissão de seleção.

Sim. Algumas regras do edital foram, fragorosamente desconsideradas, maculando totalmente a seleção final.

Ē sobre os detalhes escusos desta quase conspiração político cultural que a Funarte será informada em breve. Os detalhes (roupa suja para lavadeira alguma botar defeito) serão entregues protocolarmente na semana que vem. Orientado, como sei que está em curso uma operação abafa federal, estou convencido mesmo a fazer uma representação idêntica ao Ministério Público.

Preferiram desqualificar as suspeitas e, simplesmente negá-las, sem nem mesmo conhecê-las em profundidade? Agora vão ter que se ver com a matilha puta da vida atrás dos calcanhares.

Não se trata deles acharem, ingenuamente que estão limpos. Se trata de acharem que não temos provas de nada ou que, mesmo havendo evidências eles são governo e estão acima do bem e do mal e, por isto mesmo ficarão sempre impunes.

Bom reconhecer que, de forma digna e respeitosa, a SEPPIR-Brasília (como o Conjuve, um órgão da Secretaria Geral da Presidência da República), parceira da Funarte na realização do concurso, até considerou os questionamentos fundados e manifestou seu interesse em convocar a parceira para debatê-las, mas a dita preferiu desqualificar as suspeitas afirmando a lisura do concurso de forma temerária.

As aranhas parece que foram postas pra brigar. Vou assistir de longe a briga delas.

E não pensem que não existem suspeitas relacionadas à SEPPIR e a negadinha não. Espirrando para todos os lados, parece que este é um melê em preto & branco. Pois vão todos saber agora o que logo se tornará público e sabido por todos, o que estão carecas de saber e pensavam que ninguém estava vendo.

Você quer saber os detalhes, os nomes, estas coisas? Calma que isto rola já já. É que eles, falsos enganados, por ética serão ser os primeiros a saber. Depois quem quiser saber verá as bombs news nas pás do ventilador.

Avisar a gente sempre avisa, não é mesmo?

Spírito Santo

Setembro 2013

Anúncios

~ por Spirito Santo em 28/09/2013.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: