Representação à Funarte-SEPPIR e ao Ministério Público acerca de irregularidades no Prêmio Funarte de Arte negra

Imagem

Representação à Funarte-SEPPIR e ao Ministério Público acerca de irregularidades no Prêmio Funarte de Arte negra

———————

Após a divulgação dos resultados do Prêmio Funarte de Arte Negra no dia 03 de setembro, foram constatadas fortes evidências de irregularidades que indicavam a possibilidade de ter havido favorecimento de premiados.

Os indícios eram inúmeros, desde candidatos aparentemente brancos, que poderiam ter usado de má fé na autodeclaração de que eram negros, exigência expressa do edital, até suspeitas de favorecimento político partidário ou institucional já que foram encontrados vínculos diretos entre diversos premiados com jurados e com órgãos ligados ao partido do governo. Em análise posterior constatou-se também que muitos pontos do próprio edital foram, flagrantemente desobedecidos pela comissão de seleção prejudicando milhares de candidatos.

Divulgados num dossiê público e sumário alguns destes casos, com vista a se obter algum esclarecimento dos responsáveis (Funarte e SEPPIR-Brasília) depois de muitos dias de indecisão dos citados nada de concreto se apurou, resultando apenas em notas da SEPPIR e da Funarte dirigidas, exclusivamente ao único órgão de imprensa que deu repercussão ao caso, a agência de notícias on line AfroPress.

A SEPPIR em sua nota endossa as evidências e propõe à Funarte a avaliação das mesmas, mas a Funarte, ao contrário, de forma displicente as nega, reafirmando protocolarmente a lisura do concurso e a idoneidade dos jurados (veja a nota da Funarte).

E neste quadro de indecisão e contradição, diante do risco de abafamento do caso, resultado é claro do desinteresse total da imprensa pelo incidente, que decidimos então protocolar uma representação junto à Funarte-SEPPIR, com cópia para o Ministério Público, cobrando providências.

Você está convidado a estar presente na próxima semana na quarta feira ás 14 hs, na Rua da Imprensa 16, na porta do Edifício Gustavo Capanema onde fica a Funarte, ás 14 hs. Lá faremos – e registraremos em vídeo – um evento simbólico de entrega da representação em mãos do responsável da Funarte presente.

Caso não possa comparecer você pode manifestar o seu apoio num comentário a este post-evento.

Esteja lá junto conosco. Trata-se de uma questão de honra e cidadania.

Anúncios

~ por Spirito Santo em 29/09/2013.

5 Respostas to “Representação à Funarte-SEPPIR e ao Ministério Público acerca de irregularidades no Prêmio Funarte de Arte negra”

  1. Estarei lá firme e forte, CALA JÁ MORREU A MUITO TEMPO!!!!!

    Curtir

  2. Obrigado. Acesse Marco Ribeiro de Porto Alegre no Facebook. É nosso parceiro nesta empreitada.

    Curtir

  3. Mesmo sendo um evento simbólico tem força. Já que çmoro em Porto
    Alegre, estarei aí em alma e pensamento.

    Curtir

  4. Tem gente daí na fita.

    Curtir

  5. Boa e justa iniciativa!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: