Cultura P&B part 01 – Enfim no ar!

Creative Commons LicenseTodo o conteúdo deste blog está assegurado sob uma licença Criative Commons.

 Cultura P&B: O Preto no Branco

(Abra o link do programa aqui ou abaixo)

Enfim, NO AR o programa pilôto da série “Cultura P&B“, criação e apresentação do Titio que vos fala, numa produção e realização da UERJ/Decult/COART.

Acho cada vez mais prazerosa e gratificante a experiência de pesquisar cultura & sociedade e escrever posts-reportagens aqui no facebook e no blog que mantenho na rede, testando maneiras de ser o mais claro possível, instigando debates, muito enriquecedores para mim, na maioria das vezes.

É que sempre me incomodou, pessoalmente, como leitor, que temas densos, profundos sobre cultura só fossem acessíveis ás pessoas comuns, em carrancudas e pomposas teses de mestrado e doutorado, ou ensaios antropológicos pesadões, escritos por supostos sabichões naquela linguagem arrogante do jargão doutoral que eu nunca entendi porque é usado, de tão ilegível que é.

Anti linguagem, ruínas de torre de babel.

Sempre me recordo dos livros e revistas de cultura e ideologia política que lia nos anos 1970- sempre com um livro no sovaco suado, metido a garotão intelectual que eu era –  que hoje o mofo e as traças roem em minhas estantes. Incrível como seus conteúdos, por conta do apelo excessivo ao jargão, se tornaram velhos, caquéticos, completamente esotéricos, incompreensíveis, lixo conceitual mesmo, papel velho.

A questão da linguagem e da fruição e democratização do conhecimento é um problema moderno com certeza e a Internet traz excelentes oportunidades de se chutar este balde.

Porque esta conversa de “cerca lourenço”? É que satisfeitíssimo ideia de levantar lebres novas e escrever por aí, que aceitando um convite da UERJ/Decult/COART, na qual tenho sido Artista Visitante por muitos anos, resolvi fazer uma versão para vídeo-TV dos mais instigantes posts escritos pelo Titio aqui no face e no blog do dito.

Um exercício de linguagem, portanto, com a missão essencial de, como sempre, sacudir o bambuzal do marasmo inconsequente, provocando o debate de temas cruciais para a cultura do negro do Brasil e temas afins.

É isto enfim que se pretende com este piloto de Cultura P&B que vocês vão começar a assistir agora. O programa – sem, o formato escolhido é o de um programa de TV – está dividido em quatro partes de 15 minutos e pretendo exibi-las uma vez por semana.

A série prosseguirá com temas que podem, inclusive serem propostos pelos espectadores. As linhas emstras são apenas, ser cultura, dar ênfase à cultura negra e instigar debates de verdade, discussões acaloradas, mas profundas.

Cultura P&B, preto no branco, debate então o tema “Mercedes Batista e a desconstrução da modernidade na dança afro no Brasil” ou seja, “ A dança Afro é puramente afro mesmo?”.

EM tempo: A produção agradece pelos feed backs.

 Spirito Santo

Agosto de 2014 (ano e mês do 67 – quase 70 – do Titio.)

 

 

Anúncios

~ por Spirito Santo em 15/08/2014.

2 Respostas to “Cultura P&B part 01 – Enfim no ar!”

  1. Obrigado, Ailton, pela força. A segunda parte logo estará no ar.

    Grande abraço

    Curtir

  2. Spirito gostei muito do trabalho. Aguardo com ansiedade a segunda parte. Fiquei muito surpreso com a sua desenvoltura na condução do programa, nunca imaginei que você fosse tão versátil, mesmo com tanta vivência na área da música. Os entrevistados foram muito adequados para o tema. Parabéns!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: