Quem foi? Foi o Gurufin

Funeral-Balada. Quando morrer também quero um.

Afora a talvez excessiva euforia (quase derrubam o pobre do morto), ao contrário de alguns comentários de amigos angolanos, achei interessantíssimo e tudo a ver com a cultura africana que nos diz respeito este animado e nada mórbido vídeo.

 

>Fiquei Malaique</a>on Domingo,14 outubro de 2014</blockquote></div></div>

Aqui no Brasil sempre se soube e se acreditou que funerais de negros são e devem ser alegres e festivos, embora hoje em dia isto seja pouco usual. Historicamente, pensamos aqui que esta prática nos veio de Angola, da mesma forma e origem que foi, penso eu, para New Orleans.image

“Respeito”, “devoção”, “reverência” contrita, embora sejam sentimentos humanos naturais, com um tom de tristeza formal, compulsória é coisa de europeu católico, esta coisa de purgar culpas (deve ser culpa do frio da terrinha ou da alma colonial)
O certo é que existem no Brasil dois exemplos históricos candentes de funerais festivos:

Um são os antigos “Gurufins”, alegres eventos fúnebres (velórios) outrora praticados nas favelas e bairros de negros pobres do Rio, Minas Gerais, Bahia, etc. nos quais, com o morto presente, se canta, se bebe, se dança e se brinca, sendo a principal brincadeira um jogo de advinhas ligado a nome de peixes (entre os quais, o principal é o golfinho, dito em bom angolano “Gurufin”)

Outro são os ritos de enterrar defuntos praticados até bem recentemente na região de Diamantina, MG, nos quais também se canta (cantos chamados de “vissungos”) se bebe e se brinca, penso que as duas práticas vindas da mesma origem angolana.

A propósito, vejam como a gravura de Jean Baptiste Debret abaixo se assemelha, impressionantemente a esta festa fúnebre angolana do vídeo.

Spirito Santo

Maio 2015

Anúncios

~ por Spirito Santo em 09/05/2015.

Uma resposta to “Quem foi? Foi o Gurufin”

  1. gosto dessa idéia.. também quero!

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: