Victor Gama – Cubango #1

25 e 28 de Outubro de 2012

O compositor, construtor de instrumentos, etnomusicologo e produtor Victor Gama viajou pelas zonas rurais de difícil acesso de Angola, gravando músicas que de outra forma nunca seriam documentadas, resultando no seu álbum / site Tsikaya:

Numa intervenção cubana em Angola ele colaborou com Bárbaro Martínez Ruiz e C. Daniel Dawson na feitura do livro do livro / CD Odantalán: Uma viagem espiritual à Mbanza Kongo.

Victor Gama, “Rio Cubango”, ao vivo no Concertgebouw, em Amsterdã

Seu Pangea Instrumentos inventado são baseados em princípios africanos tradicionais da construção do instrumento, e são tão bonitos a olhar a como escutar. Ele recentemente teve composições executadas pela Sinfônica de Chicago e pelo Quarteto Kronos. Ele tweets em https://twitter.com/victorgama

De seu estúdio em Lisboa, ele se sentou comigo durante duas longas sessões de entrevista em inglês via Skype.

NS: Qual é o seu passado?

VG: Sou de Angola. Nasci em Ndalatando, apesar de viver em Luanda desde tenra idade. Eu era de uma idade muito jovem fascinado e impressionado e, eu acho, inspirado por pessoas tocando instrumentos musicais.

O primeiro instrumento musical que vi sendo tocado ao vivo foi um hungu. Meus pais nos levavam a uma praia chamada Corimba, perto de Luanda. Havia este pescador que viria jogando um hungu. Agora, o hungu é geralmente aceito como sendo o pai do berimbau. Mas, também como o berimbau, existem vários tipos de hungu. Há um que é muito longo, com um arco muito grande. Tem um som muito profundo, e foi muito impressionante para mim. O som realmente me transportou. Eu provavelmente tinha seis anos, e eu iria andar junto com o músico ao longo da praia. Então essa foi uma das primeiras experiências que realmente despertou meu fascínio pela música e por fazer música, ou tentar fazer música. Felizmente, muito recentemente, como cinco anos atrás, meus pais estavam mostrando algumas fotos – algumas fotos antigas – e ali estava: uma foto deste pescador tocando seu arco.

NS: Como você se tornou um compositor?

VG: Eu sou mais ou menos auto-didata. Um dos meus primeiros instrumentos era realmente um rádio – um desses rádios que tem um tipo de olho, que é um cátodo – um tubo de raio-x, ou um tubo de cátodo – que ajuda você a sincronizar com a largura de banda, mas tem isso Efeito de luz. É quase como uma íris que está tentando se concentrar. E eu estava fascinado por isso, então eu também comecei a ouvir um monte de estática no rádio. E esse foi outro som que realmente me transportou.

Sempre associei música a viajar. Com longas distâncias. Então eu me tornei um compositor ou um criador de música, o que quer que você possa chamá-lo, tentando encontrar meu próprio som. Mas eu acho que na realidade sempre estive atrás desses sons iniciais que ouvi quando era criança, porque de alguma forma eles me trouxeram de volta para um lugar que eu me sentia muito confortável – um lugar que, eu não sei onde existe ou se existe, ou é um lugar de fantasia, ou um lugar imaginário. Eu sou dirigido por esta busca de um som que provavelmente me leva a esse lugar, talvez dentro de mim, então esse é provavelmente o impulso motriz para eu começar a criar música.

Isso me levou a desenvolver meus próprios instrumentos. Também porque eu sempre vi músicos em Angola, mas particularmente os músicos que trabalham em áreas rurais ou trabalham com instrumentos musicais tradicionais, fazendo os seus próprios instrumentos e criando as suas próprias afinações, ou adaptando as afinações existentes ao seu próprio estilo, ou a sua própria música .

Por isso, vou para o interior de Angola sempre para tentar encontrar músicos que ainda trabalham com instrumentos musicais tradicionais. Eu percebi que a idéia de um instrumento que tem um projeto fixo, uma afinação fixa que você não pode mudar – eu percebi que esse paradigma não era seguido por muitos músicos com os quais me deparei.

Então isso me levou a trabalhar com músicos que realmente têm a liberdade de mudar os parâmetros que são inicialmente dados, em um determinado instrumento ou em um determinado método composicional. De lá, eu pisei em um território onde há muito mais variáveis no processo de composição. Nos últimos 15-20 anos, comecei a trabalhar com essa idéia de que você pode realmente incluir a construçã, o desenvolvimento e design de instrumentos musicais em seu processo de composição, e considerar esses instrumentos, ou esses objetos, como um processo de escrita.

É um pouco como Bárbaro [Mártinez Ruiz] tem trabalhado com – o mpungu. Lentamente, aproximei-me do conceito de um objeto que transmite e recebe muita informação.

Houve um longo período em que você não podia simplesmente ir para o interior., e Angola tornou-se um pouco como um arquipélago. Você só poderia voar para certos lugares e nem mesmo sair do aeroporto, porque muitos dos pequenos aeroportos foram minados, todos ao seu redor. Então houve um longo período em que foi muito, muito difícil sair e visitar pessoas em suas comunidades.

Mas depois disso, comecei a ir – em 1997, durante uma breve pausa na guerra, e depois continuei na Namíbia, ao longo da fronteira com Angola, onde havia muitos e muitos refugiados angolanos vivendo lá, e por isso conheci alguns Músicos na área de Rundu, na Namíbia.

~ por Spirito Santo em 04/02/2017.

Deixe um comentário

 
