Conheça o MUSIKFABRIK


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

p10300592

Cuide dos sentidos que os sons cuidarão de si mesmos’

(Duquesa em ‘Alice no País das Maravilhas’)
Lewis Carroll

Musikfabrik Brasil

O Projeto Musikfabrik , evoluiu de um projeto de extensão idealizado na Uerj pelo músico e arte educador Antônio José do Espírito Santo (Spírito Santo), a partir de um curso-oficina criado em 1995 junto ao Departamento Cultural desta universidade sendo a proposta básica do projeto inspirada nas pesquisas praticadas entre os anos 70 e 80, pelo grupo musical Vissungo.

Referência importante em seu campo, Musikfabrik é hoje um espaço permanente de investigação, pesquisa e exercício da linguagem musical em seus variados aspectos, principalmente aqueles relacionados a etnomúsica, além das diversas relações que se pode estabelecer entre Música e Sociedade, abrangidas por conceitos como a Arte-educação, por exemplo.

O curso do Musikfabrik com o MEC

A ‘Oficina mãe’

Como estratégia de suporte à pesquisa, à definição de uma metodologia e às demais ações necessárias à prática do projeto, todas as iniciativas nos últimos anos foram voltadas para a formação de quadros, integrados hoje por um grupo de monitores selecionados entre os que freqüentaram os cursos de capacitação e um segundo grupo de músicos e orientadores adultos, Todas estas ações estão centralizadas hoje num espaço denominado Oficina mãe.

Os mais importantes resultados destes esforços, foram o desenvolvimento de técnicas para a fabricação de instrumentos artesanais de música (em sua maioria desenvolvidos para serem fabricados em cooperativas de jovens) e a acumulação de um acervo fundamental, composto além dos instrumentos, por textos e bibliografia específica, máquinas e ferramentas especiais, etc.

Um acervo suplementar composto por instrumentos criados ou desenvolvidos por alunos adultos de várias turmas, com valor estético particular, são também interessantes exemplos de pesquisa antropológica ou etnológica, podendo ser solicitados para exposições ou visitados na própria’ oficina-mãe’.

O Projeto Musikfabrik promove cursos livres periódicos, a maioria voltados para a linguagem musical em seus mais variados conteúdos, entre as quais a prática (execução) e a fabricação artesanal de instrumentos de música dos mais diversos tipos.

Veja aqui o álbum total / MUSIKFABRIK ESCOLA DE FÁBRICA e Álbum Musikfabrik geral

Fotos: Spírito Santo

————-

Emocionado ‘alô’ de um ex-aluno!

Olá a toda a equipe do Musik Fabrik.

Como perceberam meu nome é Carlos Teodoro, sou um feliz ex-aluno deste projeto maravilhoso, participei do MF no período em que o mesmo ficou instalado na UERJ da Baixada, no bairro da Vila São Luis em Duque de Caxias (onde moro também) e posso dizer que foi um dos momentos mais marcantes da minha vida, um grande aprendizado, me recordo de alguns alunos e coordenadores, dos meninos que vinham de Belford Roxo até Caxias para estudarem, Rosemberg, Angola entre outros, dos Coordenadores Cris, Rita, Edmundo, Samuca e do próprio Espirito um ser quase transcendente quanto o proprio nome sugere.

Hoje eu tenho 27 anos, estou terminando o meu curso de História e o contato que tive com essa galera foi suficiente para eu entender o que é parceria, mutualidade, convivio, interdependência e amizade.
Ter uma noção dos valores de nossas tradições, costumes, estar mais próximo de nossa brasilidade e como as diversas etnias colaboraram para a construção de nossa identidade.
Fico muito feliz e satisfeito que este projeto esteja a todo o vapor, vi as fotos no Blog, e senti aquele gosto de saudosismo.

Do aprendizado musical sobrou apenas um baterista meia boca, minhas habilidades artesanais não são as das melhores, porém com o Musik eu aprendi algo bem mais… VALORES… isso eu guardo com muito carinho.

Um grande abraço à todos, creio que a equipe de hoje não seja a mesma de anos atrás, mas esta mesmo assim deixo o meu muito obrigado e assim que possivel farei uma visita.

Anúncios

7 Respostas to “Conheça o MUSIKFABRIK”

  1. Que orgulho, Érica!
    A propósito, fui preso político aí na Ilha Grande. Estou há anos tentando ir aí para apagar o trauma. Quem sabe não nos vemos em breve?

    Curtir

  2. Esse trabalho do Spírito Santo é maravilhoso! Hoje sou educadora na Ilha Grande, e tenho sempre em mente o formato de trabalho que aprendi no Musik!!!

    Curtir

  3. Só sei se explicar se o seu provedor for o worpress.

    Na aba ‘Aparencias”, existe uma opção chamada ‘Fundo’. Nela você pode selecionar uma imagem para usar no fundo. O programa vai perguntar se voce quer repetir a imagem. Ele vai fazer, por conta dele um mosaico com a mesma imagem cobrindo todo o fundo. Você precisa ter apenas o cuidado do fundo não ficar mais chamativo do que o texto e as imagens que ilustram cada matéria. O que eu faço é esfumaçar no photoshop a imagem que usarei como fundo para ela ficar bem clara e difusa. É muito recomendável também que a imagem seja adequada para gerar um bom mosaico. Eu troco o fundo periodicamente e percebi que fazer nós mesmos o mosaico antes, funciona melhor.

    Curtir

  4. Querido Espirito, me dê uma dica, como é que você colocou este pano de fundo em seu blog?

    Curtir

  5. Olha a musica aqui: http://overmundo.com.br/banco/nteka

    Curtir

  6. Caramba! Saudade de você muleke! Vivo fazendo novos amigos angolanos e não sabia mais ed você. Conta tudo aí pro tio, como está tudo aí? A vida… estou com um projeto de promover um festival de cinema angolano aqui e tenho muitos amigos daí no facebook (‘spirito santo’ é o meu perfil) Lá tem o endereço do blog do Musikfabrik. Entra lá e se veja (http://musikbrasil.blogspot.com). Aquela ‘linha’ de marimba que você fez, lembra? com aquela marimba de pau velho, e que todo aluno aprendia a tocar, fiz uma música pra ela e pus voc~e como parceiro. Ah, muleke!

    Abs

    Curtir

  7. Adivinha só quem é… Sim sou eu mesmo o próprio Luciano Nteka da “velha guarda” do MUSIKFABRIK directo de Angola. Parabéns pelo projecto quem vai sempre crescendo com a forca de todos os amigos e amantes da música artesanal. Força professor

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: